Com excelente participação popular, a Audiência Pública sobre o trânsito em Caraúbas foi esclarecedora e bastante produtiva, confira:
Na tarde/noite desta terça feira 28 de maio a Câmara Municipal de Caraúbas promoveu uma importante audiência pública para tratar do Maio Amarelo e da atuação da polícia de trânsito em nossa cidade.
Na oportunidade estiveram presentes, além dos vereadores o Vice Prefeito Paulo Brasil, Siderley Bezerra Secretário Municipal de Trânsito, Dr. Eugenio Ribeiro Promotor de Justiça de Caraúbas, o Presidente do CETRAN Harison Almeida, Rodrigo Fernandes representando a PRF, Marlene Nobre representante do DENIT e o Major Emerson comandante da PRE.
O Debate logo foi iniciado e todas as autoridades fizeram uso da palavra. O Cetran, o Major Emerson e a PRF frisaram o número altíssimo de acidentes causados devido a imprudência no trânsito, como também mortes pela falta do uso de capacete. E de acordo com eles uma das maneiras mais eficazes para diminuir os acidentes são as fiscalizações no trânsito.
Vale salientar que, o que ocorre em Caraúbas é uma cobrança do Conselho Nacional de trânsito, consequentemente do Conselho estadual de trânsito para que as leis sejam aplicadas. O ministério público que também é um órgão fiscalizador, também tem provocado o município para que essa temática possa avançar.
O Promotor de Justiça Dr. Eugenio foi muito claro em suas palavras quando disse que Caraúbas está atrasado nesse tema, e que precisa avançar. Dr. Eugenio fez questão de escutar todos os presentes, inclusive, muito aberto ao diálogo, o promotor também deu caminhos sobre o que precisa e pode ser feito, principalmente sobre prazos para que a população possa se adequar.
O Major Emerson enalteceu que a Policia Estadual de Trânsito não tem nenhum prazer e intenção de apreender veículo de ninguém, mas que precisa cumprir a lei. O major afirmou em suas palavras que a polícia estadual de trânsito não está atuando com blitz dentro da cidade de Caraúbas, mas sim nas RNs para coibir os crimes que existem nas rodovias.
Para o Presidente Hamilton Bezerra que é o idealizador da audiência, a Câmara está cumprindo seu Papel de intermediar o debate entre o povo e as autoridades, principalmente buscando de alguma forma que a população não seja tão prejudicada.
Diversos encaminhamentos foram tomados, como também ainda haverá uma reunião entre os poderes para que tudo fique documentado e aos poucos a população possa ir se adaptando.
Mas podemos dizer que muito em breve haverá blitz educativas na cidade, conscientização das leis de trânsito nas escolas, a busca pela implantação da CNH social para aqueles que não tem condições de pagar, as autoridades vão buscar junto ao Poder Público Estadual a flexibilização e prazos para que a população possa colocar seus veículos em dias e tantos outros encaminhamentos ocorrerão para que todos consigam se adequar.
É preciso que fique claro de que não precisa desespero por parte da população, pois ficou encaminhado que tudo irá ocorrendo aos poucos, e que num prazo de no mínimo um ano será estabelecido para que todos possam se organizar.